quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

A publicidade nos Games

Fala pessoal.

Vim postar uma matéria muito interessante que li hoje. Mesmo já se passando o trabalho sobre games é legal ler para sabermos de mais um meio que nós futuros publicitários poderemos utilizar.


A publicidade nos games é um bom negócio. Especialistas acreditam que nos próximos cinco anos o mercado irá crescer em torno de 800%. ( Pra vocês terem idéia pessoal, a área de games está dando muito mais dinheiro do que HollyWood.

Para dar uma noção, vou citar um exemplo que li na folha online:

"GTA IV deverá ganhar mais dinheiro em seus primeiros dias de lançamento do que os US$ 400 milhões faturados pela terceira seqüência de Piratas do Caribe, o atual recordista de faturamento de Hollywood, em seu primeiro fim de semana de exibição."

Ou seja um jogo famoso fatura nos seus primeiros dias mais do que um filme com uma semana em cartaz.)

Jogos como Fifa e Need For Speed Underground já aproveitam esse filão com uma certa moderação. No primeiro, um dos mais populares jogos de futebol para PC, desde as marcas existentes nas camisetas dos jogadores aos painéis que ficam ao lado do campo, tudo é motivo para inserir uma propaganda. No caso do jogo da Electronics Arts, a publicidade está inserida em contexto que faz parte do próprio esporte.

Na série Need For Speed Underground onde além de correr é preciso incrementar o seu carro há um belo material para empresas automobilísticas. A indústria poderia aproveitar, por exemplo, para vender pneus, amortecedores, motores.

Mitch Davis, presidente-executivo da Massive, uma agência de publicidade em videogames acredita que o mercado da propaganda em games deve movimentar mais de US$ 1 bilhão ao ano nos Estados Unidos em 2010. No mundo, o valor chegaria a marca de US$ 2,5 bilhões.

Para Davis, o motivo do crescimento é que as empresas tentarão atiçar a curiosidade de consumidores que estão cada vez vendo menos televisão. Atualmente anúncios estão inseridos nos games de forma ocasional. Porém, o líder da Massive quer colocar anúncios e produtos em jogos de esportes, de tiroteio e de estratégia.

Em um primeiro momento, os anúncios da Massive vão aparecer somente em jogos de PCs conectados à Internet. Depois, a tecnologia da Massive vai funcionar em consoles como Sony PlayStation 2,3, Wii e o Xbox 360. Os anúncios se modificarão enquanto os jogadores vão adiante com o jogo. "Quando você passar de fase e de zona, você verá novas propagandas", explica.

A Massive assinou acordos com dez grandes empresas de jogos, incluindo Take-Two Interactive e Vivendi Universal Games. Elas vão incluir o software da Massive em 40 jogos até o final de 2008. Firmas como como Dunkin’ Donuts, Intel, Paramount Pictures, Coca-Cola, Honda e Universal Music Group, fecharam acordo com a Massive para para colocar seus anúncios em jogos.

"Mais de um terço da publicidade, em 2009, virá de jogos patrocinados, nos quais os anunciantes financiarão a criação de um jogo em torno de um produto, em lugar de colocarem suas marcas em um produto conhecido", explicou Mike Goodman, analista sênior do Yankee Group. "Se audiência de TV está desaparecendo e da mídia impressa está perdendo eficiência, os anunciantes precisam procurar os espectadores onde eles estão", acrescentou Goodman.

Jogos de corrida como o Colin McRae Rally ou o Toca Race Driver seguem essa tendência há tempos. A reprodução das publicidade nos carros é fiel. Aliás, outros jogos de esportes como as série NBA (basquete) e NFL (futebol americano) enchem a tela do computador e dos consoles com comerciais indiretos. A Ford, por exemplo, aproveita para divulgar seus carros no game Ford Racing.

O setor publicitário já deixou claro que considera que anúncios em videogames são boa maneira de atingir homens de entre 18 e 34 anos, uma faixa etária cobiçada que vem escapando ao alcance da mídia tradicional. Para a indústria de games, a inclusão de comerciais pode ser lucrativa.

A idéia de que a indústria cinematográfica esteja ameaçada pela popularidade dos games não é nova. Um executivo da Warner Home Video, Ron Sanders, disse recentemente à revista Variety que "videogames hoje são uma forte fonte de competição pelo dinheiro dos jovens. Evitamos lançar grandes títulos nas mesmas datas de importantes lançamentos de jogos".

A exemplo a Eletronic Arts (que considera já a area de games mais importante que a de cinema) que em 2007 obteve US$ 4 bilhões em vendas e arrecadou US$ 10 milhões por colocar imagens comerciais.

Com isso dá pra se perceber que Games já passou de ser coisa de criança apenas.

Um abraço!


Guilherme Horta.

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