quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

ECONOMIA NO BRASIL

ECONOMIA NO BRASIL

Então pessoal estamos vivendo uma crise econômica mundial, isso com certeza nos preocupa porque está nos afetando direta e indiretamente. Por isso é interessante conhecer um pouco da história econômica do nosso país.

A economia do Brasil tem um mercado livre e exportador, fomos considerados a nona economia do mundo, por ser sólida, construída nos últimos anos, após a crise de confiança que o país sofreu em 2002. O Brasil é considerado uma das futuras potências do mundo junto à Rússia, China e Índia. A economia brasileira é considerada mista.

O primeiro ciclo econômico do Brasil foi a extração do Pau-Brasil, madeira abundante em grande parte do litoral brasileiro na época do descobrimento no Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.

O segundo ciclo econômico brasileiro foi o plantio de cana-de-açúcar, utilizada na Europa para a manufatura de açúcar em substituição à beterraba.

O café foi o produto que impulsionou a economia brasileira desde o início do século XIX até a 1930.

Entre1969-1973, o Brasil viveu o chamado “Milagre Económico”, quando um crescimento acelerado da indústria gerou empregos não - qualificados e ampliou a concentração de renda, o PIB chegou a crescer 14,0%.

Na década de 1990 o Brasil viveu um período prolongado de instabilidade monetária e de recessão, com altíssimos índices de inflação devido a crise do petróleo.

Em 1980, o governo brasileiro desenvolveu vários planos econômicos que visavam o controle da inflação, sem nenhum sucesso.

No governo Itamar Franco o cenário começa a mudar. Com o plano que ganhou o nome de Plano Real, a economia começa a se recuperar. Pelas mãos do então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, que elegeria-se presidente nas eleições seguintes por causa disso, vem o crescimento econômico do país em nome do fortalecimento das instituições nacionais com o propósito de controlar a inflação e atrair investidores internacionais.

Atualmente o governo do presidente Lula mantém suas linhas gerais, adaptando apenas alguns conceitos ao raciocínio esquerdista moderado do Partido dos trabalhadores.

Temos que continuar e não desanimar diante das dificuldades, principalmente financeiras, esta crise passará e teremos outras, como publicitários em perspectiva precisamos ser otimistas e driblar os efeitos da crise em nossa economia.

Um feliz natal com muitas coisas boas e um feliz ano novo cheio de novas perspectivas!!!!

Ana Lúcia de OLiveira

Nenhum comentário: